segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Força Motriz"








...O coração é só um músculo sem sentido.





"Força Motriz"


I


Há uma força motriz que move o ranço
E a inveja dos que vivem mal amados.
É preciso ter que andar sob os cuidados
Do Afoxé pra não cair destes balanços...

...Que o mundo deposita em quem é feliz:
Sorrir é perigoso e amar é errado!
A quimera de viver amando é um fado
Nas costas malfadadas de um aprendiz.

Eu fui te amar um dia e tudo aos poucos
Cobriu de incerteza o amor que eu tinha
Com o medo de viver igual a um louco;

E o pouco que me amastes foi temendo
Dos males bem menores que avizinham
O coração de quem está sofrendo.


II


E o pouco que me amastes foi temendo
Da própria luz o seu maior clarão:
Escravo nas masmorras padecendo
Da embriaguez de ratos sobre um pão .

Seguistes sem temer até que um dia,
Os cães, que se desdobram em mil latidos,
Puseram a te acoar, em rastros idos,
Na caça em que se mata por sangria.

Bem quando tu almejavas ser contente,
Alegre ser indeciso que se aflora
Nas fés e aleivosias de um descrente;

Bem quando tu estavas te acalmando,
Chegou uma torrente sem ter hora,
Que a louca Solidão foi te deixando.


(F.N.A)

Nenhum comentário: