quarta-feira, 22 de julho de 2009

"O Dragão Colombiano"


.


...Essa cova em que estás, com palmo medida, é a cota menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo, nem fundo - é a parte que te cabe neste latifúndio... (João Cabral de Melo Neto)


“O Dragão Colombiano”


Esquema à distância bem educativo
Lampeja o bafo quente desse Granamir,
Que atravessou os Andes pra cair aqui
E transformar em torrada seres radioativos.

Os ratos que o Dragão assusta no cerrado –
Mucuras bem inchadas de tanto comer –
São ratos que roeram até não mais poder
La plata que pingava em cofre de estado.

Daí um jornalista, um pobre cão na terra,
Assusta a ratazana e espeta esse dragão
E cai numa sarjeta, sob o luar da serra.

Pagou na própria vida a conta do mistério –
As ratazas passam e o Jorge sem Dragão
Habita nova casa em pobre cemitério.


(F.N.A)

2 comentários:

Inez disse...

Luto por um amigo
Hoje fiquei sabendo que uma pessoa muito importante em minha vida morreu. Minha melhor amiga, a Seleucia, me contou antes que eu lesse nos jornais. Ela me conhece bem e sabia que eu ficaria chocada e sofreria, como sofro agora. Até porque ele foi mais que amigo e só as pessoas que, realmente, fazem parte de minha vida sabe disto. Eu conheci o Jorge Gouveia e muito. Trabalhamos no JTO juntos e lamento tantos fazerem homenagem a ele neste momento, sendo que no momento que mais precisou estava só. Confesso que sinto vergonha, pois também falhei com ele. Justo eu que dizia ser amiga dele e nunca deixei meus amigos na mão. Quem bem o conheceu sabia que ele estava precisando de ajuda. Grande jornalista e maior ainda foi a sua carência de amigos e pessoas que o entendesse. Desculpas como vida corrida não vale neste momento. Talvez a morte dele sirva de lição pra que olhemos mais para o nosso próximo, ao invés de ficarmos apontado com o dedo o defeito de cada um. E que Jorge descanse em paz, a paz que sempre procurou.
http://inez-inezquecivel.blogspot.com/

Inez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.